Neste Kit, estão reunidos três volumes das obras de Jules Payot grande pedagogo e acadêmico francês. São obras que trazem uma boa representação do pensamento de Payot sobre filosofia moral e educação.
A educação da vontade - Os meios de fazer nascer ou de fortificar os sentimentos libertadores, de aniquilar ou reprimir os sentimentos hostis a nosso domínio de nós mesmos, esse poderia ser o subtítulo do livro que apresentamos ao público. Em vez de tratar da educação da vontade in abstracto, tomamos como tema essencial a educação da vontade tal como é exigida pelo trabalho intelectual prolongado e perseverante. Estamos persuadidos de que os estudantes e em geral todos os trabalhadores da inteligência encontrarão aqui indicações de grande utilidade. Já ouvi muitos jovens lamentarem-se da ausência de um método para chegar ao domínio de si. Ofereço-lhes o que me sugeriram sobre esse assunto cerca de quatro anos de estudos e meditações.
O trabalho intelectual e a vontade - Existem, também no trabalho intelectual, métodos e ferramentas que expandem a eficácia do espírito, assim como a alavanca multiplica a força de nossos músculos, ou como o telescópio amplia o alcance da visão. Existe uma perfeição técnica, obtida através da adaptação inteligente da energia às leis da memória, da atenção e às leis que regulam a energia corporal. A arte de aprender é a arte de saber obedecer às leis do espírito e do corpo. É para tornar seu trabalho mais prazeroso, mais fácil, mais fecundo — evitando que desperdicem suas energias — que lhes oferecemos este manual de aprendizado do trabalho intelectual.
O aprendizado da arte de escrever - Enquanto o homem não pensa por si próprio, enquanto seus atos mais importantes não expressam os fundamentos de sua personalidade, ele segue à deriva, desamparado e sacudido para todos os lados pelo vagalhão de impressões desordenadas que arrebenta contra o limiar da consciência. Educar é libertar, isto é, dar força à personalidade da criança para resistir ao perigo da deriva mental. Mas como poderemos ajudar de forma eficaz a criança a organizar seu próprio poder espiritual? Que meios emprega - remos para que arda, brilhante e luminosa, a chama a princípio vacilante da razão infantil? É através da escrita que será feita a educação da vontade na sua forma mais elevada, a da atenção. Seu ensino deve afastar-se de tudo aquilo que dispersa o esforço, e não pode jamais ser um acúmulo de conhecimento, mas um trabalho de concentração e de organização.
Livraria Campagnolo
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025